evidenceballet_evidenceballet_image_508

Como escolher o sapato correto para dança de salão?

Como escolher o sapato correto para dança de salão?

A dança é uma prática incrível e você não quer que esse momento tão libertador seja arruinado por conta de uma má decisão, não é? A escolha de um bom sapato para dança de salão pode fazer uma enorme diferença ao oferecer mais conforto, facilitar os movimentos, aumentar a confiança do dançarino e evitar quedas e lesões.

Os pés são a base de tudo na dança, e é por isso que os sapatos ideais são tão importantes, eles devem estar confortáveis no pé ao mesmo tempo em que permanecem firmes. Neste post, reunimos as melhores dicas para não errar na escolha dos sapatos perfeitos e arrasar na dança de salão. Confira!

Prefira sapatos com saltos baixos

Sim, você pode usar sapatos de salto para dançar! Porém, o salto precisa ser do tamanho certo para garantir uma boa postura e permitir movimentos certeiros, mantendo uma boa desenvoltura. Para a dança de salão, o tamanho mínimo dos saltos podem ser de três centímetros e a altura máxima recomendada é de oito centímetros.

O salto é importante, pois, naturalmente, eleva a parte traseira do pé, facilitando certos passos da dança. Por isso ele é um auxiliar nessa função, ajudando a distribuir o peso de forma adequada sobre os pés e aumentando o equilíbrio e a leveza dos movimentos.

Evite usar saltos finos

Agora que você já sabe que o salto alto ajuda na dança de salão, é preciso salientar que, pelo menos para essa categoria de dança, os saltos finos são um grande inimigo, pois não permite tanta segurança e estabilidade nos movimentos como o salto quadrado, podendo resultar na dificuldade de realizar certos passos, desequilíbrio e quedas.

Os saltos muito finos também não permitem que o peso seja distribuído de forma igual e por isso acabam sobrecarregando a frente do pé, o que pode causar lesões, como a joanete.

Esqueça as sandálias plataformas

Essas sandálias são conhecidas por seu solado duro, firme e não articulável, por isso seus pés não ficarão confortáveis e as articulações dos dedos dos pés ficarão presas, dificultando a mobilidade, e resultando em movimentos rígidos demais e até desequilibrados.

Esse modelo também aumenta o risco de lesões, como a tendinite e fasceíte plantar (inflamação da planta dos pés).

Evite também os bicos finos

A parte da frente do sapato não deve se estender além do tamanho dos seus pés, por isso o ideal são os sapatos estilo boneca, com bicos redondos.

Além do risco de lesões por atrapalhar a mobilidade, como no caso das sandálias de plataforma, os sapatos com bicos maiores também podem atrapalhar a técnica da dança, causando situações constrangedoras, como quando o cavalheiro pisa no pé da dama ou a dama chuta os dedos do cavalheiro. É melhor evitar!

Observe a qualidade do solado

Se você já participou de pelo menos uma aula de dança de salão, você sabe que a sola do calçado é muito usada, não é mesmo? Por isso, para comprar um sapato de qualidade também é preciso dedicar uma atenção especial ao seu solado.

Evite solas de borracha, pois elas não permitem que os pés deslizem da forma que a dança exige. Alguns dos materiais indicados para essa parte do calçado são a camurça e o feltro espesso.

Escolha um sapato firme nos pés

O sapato para dança de salão deve funcionar como uma extensão do seu corpo. A ideia é que você nunca se lembre de que está calçando sandálias, por isso a estrutura e as tiras que firmam o calçado ao pé devem ser firmes o suficiente para que você tenha a sensação de que ele faz parte do seu corpo.

É por isso que os sapatos estilo boneca são os mais usados nos estúdios de dança de salão, pois têm uma composição reforçada e ideal para os passos do ritmo.

Observe o conforto

Depois de encontrar um sapato que atenda a todos os requisitos acima e que você goste, agora é hora de experimentar e observar como a peça se adequa aos seus pés.

Lembre-se que você deve se sentir extremamente confortável com seu sapato para dança de salão, pois ficará de pé por muitas horas com ele, executando movimentos que exigem delicadeza e firmeza.

Não hesite em passear pela loja na hora de experimentar, observe bem o conforto e reflita se é um calçado adequado para dançar. Caso opte por comprar online, fique de olho nas medidas indicadas no site, não apenas na numeração, mas também na largura, tamanho das amarras e mais.

Experimente os calçados no fim da tarde

Essa dica pode parecer estranha e inusitada, mas, acredite, ela faz sentido! Ao fim da tarde, especialmente quando passamos muito tempo de pé, nossos pés ficam mais largos e inchados, por isso é muito importante que, ao comprar um sapato, eles sejam experimentados nesse período, especialmente seu sapato para dança de salão, que precisa ficar confortável em seus pés.

Muitas vezes, compramos um sapato pela manhã, mas quando vamos usá-lo a noite, ele não fica tão bom quanto acreditamos que ficaria. Também é importante lembrar que, para muitas pessoas, o horário disponível para praticar a dança é exatamente a esse, ao fim da tarde ou durante a noite, por isso é importante priorizar que os sapatos sejam experimentados nesse período.

Só compre quando se sentir segura

Na questão do salto você já sabe: encontre a altura ideal, entre três e oito centímetros, e opte por um salto mais grosso que equilibre bem o peso entre a parte frontal e posterior do pé. Esqueça as plataformas e modelagens de bico fino, preferindo sempre as pontas redondas, no estilo boneca.

No quesito modelagem, escolha um calçado que envolva bem o pé e deixe-o firme, sem estar apertado demais, causando calos e limitando os movimentos, mas também sem ficar largo demais, soltando do pé e facilitando os acidentes.

Agora você já conhece os requisitos principais para fazer a melhor escolha no seu sapato para dança de salão, lembre-se de priorizar o seu conforto e segurança durante a prática para garantir a evolução da sua técnica e muito diversão na hora da dança!

Se você está procurando a loja ideal para encontrar os sapatos perfeitos para dança de salão, confira a categoria de dança de salão da Evidence Ballet e encontre os sapatos perfeitos para a dança, você também pode entrar em contato com nossa equipe que está disponível para lhe ajudar em qualquer dúvida e para encontrar o calçado ideal.