Evidence Ballet - Sapatilha de Ponta Pirouette

Passo a passo: aprenda como costurar uma sapatilha de ponta

A sapatilha de ponta é uma das grandes conquistas de uma bailarina. Ela significa que a bailarina está apta e treinada para realizar exercícios de ponta, de alto nível, ou seja, mais difíceis. Por isso, ela é tão esperada por quem pratica a arte do ballet. Mas você sabia que é preciso costurar a sapatilha de ponta antes de usá-la?

Isso mesmo, as sapatilhas de ponta não vêm prontas para uso, é preciso costurar. Conheça mais sobre a importância de costurar a sapatilha de ponta e saiba como fazer isso da melhor maneira para evitar problemas no futuro.

O que é e qual a importância da sapatilha de ponta

A sapatilha de ponta foi desenvolvida por um coreógrafo, Filippo Taglioni, para que sua filha, bailarina, pudesse dançar um espetáculo. Então, desde o início do século XIX, a sapatilha de ponta é utilizada por bailarinas que conseguem atingir passos mais avançados e já contam com uma força e consciência físicas mais presentes. Em resumo, receber a sapatilha de ponta representa muito para as bailarinas, pois é o símbolo da sua evolução nos treinamentos, disciplina, coordenação motora e talento.

Por que costurar a sapatilha de ponta?

As sapatilhas de ponta não vêm costuradas e são formadas apenas por fitas e elásticos para que você possa adaptar em casa, por isso, é fundamental acertar esse detalhe. Isso acontece porque a sapatilha de ponta deve ser costurada de acordo com o formato e largura do pé de cada bailarina.

Como costurar a sapatilha de ponta?

Mas como costurar a sapatilha de ponta para que ela se adapte ao formato do pé, evitando machucados e trazendo mais segurança na hora da performance? A tarefa exige cuidado e atenção, mas você pode fazer em casa e garantir uma sapatilha de ponta ideal para suas necessidades.

É preciso costurar a sapatilha em dois pontos: fitas e elásticos. Confira o passo a passo de cada etapa:

Como costurar o elástico da sapatilha de ponta

  1. Antes de tudo, corte ao meio as fitas e os elásticos;
  2. dobre as pontas do elástico e coloque-o do lado de fora da sapatilha;
  3. faça a costura do elástico rente à costura já existente no calcanhar, pelo lado de fora.

Como costurar a fita da sapatilha de ponta

  1. Para iniciar, é preciso dobrar o calcanhar da sapatilha para dentro;
  2. delimite a área onde a fita será costurada;
  3. dobre a fita para que ela não desfie na hora da costura;
  4. costure a fita pelo lado de dentro da sapatilha, mantendo o lado brilhante exposto.

Assim, você pode costurar a sua sapatilha de ponta em casa e garantir que ela esteja adequada para o uso, sem prejudicar a sua performance, garantindo segurança no palco. Com a sapatilha de ponta adaptada, os movimentos podem ser alcançados com uma melhor amplitude, por exemplo.

Então, você já recebeu a sua sapatilha de ponta? Está na busca por essa conquista? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades do ballet e saiba tudo sobre como ser um bailarino profissional.