ballet, ballerina, ballet tutu

O que você precisa saber para a sua primeira aula de ponta

Um momento muito marcante e especial na vida de uma bailarina é a primeira aula de ponta. Isso porque usar essa sapatilha é algo muito esperado por quem começa a praticar o ballet e só pode acontecer depois de alguns anos de prática, quando a musculatura já está preparada e já há técnica suficiente para isso.

Quando esse momento finalmente chega, é normal que bata um nervosismo, por isso, é importante estar preparada para aproveitar ao máximo a sua estreia na ponta. Quer saber quais os principais pontos para se preparar para a primeira aula de ponta? Então siga a leitura!

Como é a primeira aula de ponta?

A primeira experiência com as tão sonhadas sapatilhas de ponta marca o momento de começar a adaptação. De maneira geral, as aulas são focadas em fazer alguns movimentos na meia ponta, já que é a partir dela que será feita a passagem pela barra.

Além disso, serão feitos muitos exercícios na barra para que a bailarina comece a ganhar firmeza e consiga manter a posta, esticar os joelhos e controlar as sapatilhas.

O que eu preciso saber para estar pronta?

Para que tudo corra bem na sua primeira aula de ponta, é preciso tomar alguns cuidados e ter em mente algumas questões para que você não se frustre. Veja algumas dicas para se preparar para esse momento!

Adquira uma boa sapatilha

A compra da primeira sapatilha deve ser feita com muito cuidado e, de preferência, com a ajuda da sua professora. É preciso garantir que ela sirva perfeitamente no seu pé, sem ficar muito apertada nem muito solta, pois isso pode causar machucados ou atrapalhar o seu controle na hora de fazer a ponta.

Se possível, experimente várias até achar a mais confortável. Certifique-se também de que o material é de boa qualidade para garantir a sua segurança.

Escolha o tipo de proteção

Com as sapatilhas, é preciso pensar também nos acessórios de proteção. É importante escolher uma dedeira e uma ponteira, tendo, essa última, uma variedade de materiais: silicone, tecido, espuma ou gel. Se possível, é interessante experimentar alguns tipos antes de decidir. Assim como as sapatilhas, a ponteira deve ter um tamanho adequado para que não haja problemas.

Além disso, é importante usar fitas e elástico, pois eles também garantem a sua segurança, permitindo que a sapatilha esteja bem ajustada nos seus pés, de modo que haja firmeza e sustentação. Mas atenção: eles devem ser bem costurados à sapatilha e ajustados corretamente aos pés.

Perca o medo de tentar

É normal que haja alguma insegurança na primeira vez em cima das pontas. Porém, você não pode deixar que esse receio a paralise e atrapalhe o seu desenvolvimento: ficar muito pendurada na barra não vai ajudar os seus pés a ganharem firmeza. Fique atenta aos seus limites e ouça a sua professora, mas procure se soltar e, aos poucos, a confiança vem.

Como vimos, a primeira aula de ponta é um momento muito importante, em que você vai começar uma nova etapa da sua prática. Por isso, é importante estar equipada com bons materiais e ter coragem! Seguindo nossas dicas, você com certeza terá uma excelente experiência.

Agora que você já sabe tudo que é necessário para a sua primeira vez na ponta, confira os nossos produtos! Eles vão te ajudar a estar ainda mais preparada.