Conheça o estilo de dança bachata e suas características!

Romântica e dançante, a Bachata vem fazendo sucesso pelo mundo. Em diversas cidades do Brasil, essa modalidade tem sido uma das principais escolhas de quem pratica dança de salão. Na música sertaneja, o ritmo Bachata também tem sido uma influência em diversos nomes como Gusttavo Lima, Henrique & Juliano e Zé Neto & Cristiano. 

O foco dessa dança está nos movimentos da parte inferior do corpo, principalmente o quadril. Ela é considerada por muitos como uma dança sensual e íntima, possuindo muita influência do bolero em seus passos. Conheça em nosso artigo as principais características dessa dança que tem feito muito sucesso. Confira! 

Origem da Bachata 

Esse estilo surgiu na década de 1950, na República Dominicana, mas nem sempre foi visto com bons olhos pela sociedade. Por muito tempo, a Bachata foi considerada um ritmo musical vulgar pela elite dominicana. A música raramente era tocada em rádios e tvs, somente se ouvia a Bachata em estabelecimentos de bairros mais pobres da cidade. 

Na década de 1980, a Bachata finalmente foi se popularizando e se tornava cada vez mais comum ouvir o ritmo nas mídias pela cidade. Até que em 1990, ela começou a ganhar nova instrumentação e influência de outros estilos e, assim, o reconhecimento internacional. 

Estilos de Bachata 

A Bachata se tornou um estilo de dança latina muito popular. Em alguns locais, chegou a ultrapassar a preferência em aulas de dança de salão, como a salsa e merengue. Basicamente, existem três tipos principais de dança Bachata: 

  • Bachata Dominicana: também chamada de Bachata tradicional, esse estilo de dança tenta manter a sua tradição e raíz, com base em som cubano, bolero e merengue. Geralmente, é utilizado os movimentos de pés e contratempos;
  • Bachata Moderna: esse estilo de dança Bachata, se desenvolveu com a saída dos dominicanos para os EUA, recebendo a influência de outros estilos de dança, principalmente a salsa. Ela é muito dançada em laterais e frontais;
  • Bachata Sensual: com bastante movimentos de cabeça, quadril e tronco, a Bachata Sensual foi popularizada na Espanha. Nessa dança, há muita influência do zouk. 

Como dançar Bachata

A Bachata tem um ritmo lento, mas é muito dançante! Ela se distingue das outras por ter como foco o movimento do quadril. A maior parte do movimento da Bachata será feito pelo membro inferior do corpo, mas faça movimentos com os braços seguindo o ritmo da música também. 

O movimento básico para dançar Bachata é começar com passos simples de movimento de um lado para o outro. Com os joelhos levemente flexionados, mova o seu quadril a cada três passos para a lateral.

Para dançar com uma outra pessoa, vocês podem dançar segurando as duas mãos um do outro, com o companheiro envolvendo a dama com os braços ou os dois com as mãos livres. O companheiro começa com a perna esquerda para trás, enquanto isso, a dama seguirá seus passos. Basta fazer a contagem até três e mover o quadril para o lado, repetindo para frente e para trás. 

Gostou desse artigo? Conta nos comentários se você já conhecia a dança Bachata e o que achou dela!